
A nova vida que vai chegar
Qual tempo mais propício para se falar sobre a nova vida que vai chegar: gestação ou Natal? E se for ambos? Aliás, e quando trata-se de ambos?
Muito me alegra quando encontro mães mergulhadas no mistério de gestar e felizes por serem cocriadoras desse milagre. Porque viver é nosso primeiro milagre.
Não é fácil, no entanto, entregar-se a essa maternidade. Não é fácil, nem rápido, nem seguro, nem confortável.
Amar custa, e não custa pouco. Gestar custa e, às vezes, a alegria de tempos longos.
Quem não assume a própria maternidade, esconde-se em outro personagem. Uma mulher não deixa de ser mãe nem quando está sem seu filho por perto.
Por isso, o aborto é cruel. Dizem, eu sei, que é necessário. Eu também não concordo que aposte-se uma vida pelas duas. Isso, na prática, é mais cruel ainda. E desumano.
Porém, do mesmo jeito que não tenho como admitir que a mulher pode escolher entre uma cirurgia cesariana e um parto vaginal se ela não está bem informada, amparada e apoiada; nunca admitirei que uma mulher pobre e negra pode optar livremente pelo aborto legal. Sacrificar seu filho pela sua própria vida não a preserva. A sociedade só faz fechar os olhos, condenar e se ausentar como tem feito há séculos.
A mulher coagida torna-se a mãe reprimida, a companheira conformada.
A mulher que foge da maternidade porque sofre na pele as consequências das outras mulheres de sua vida é uma mulher limitada. E isso também é cruel.
Natal sempre foi “pesado” para mim. Mas Deus age quando permitimos que Sua Graça nos alcance. Ainda não estou pronta, é verdade. Mas estou certa que toda mulher deve lutar por toda mãe e reconhecer as maternidades singulares. Quem se priva de ser único dificilmente copia algo interessante.
Que todas as gestantes que me leem ou me lerão possam abraçar o mistério de gestar mesmo que dure pouquíssimo tempo.
Não se mede uma mãe pelos filhos vivos que têm, mas se medir, que seja pelo amor que nasceu entre eles e jamais desaparecerá.
Feliz Natal a todas mulheres que desejam receber o Menino Jesus em seus corações ardente e constantemente!
Feliz ano-novo a todas que desejam recomeçar mais uma vez!

