
Afinal, o que quer dizer o termo “menstruação consciente”?
Cuidado consigo e com o planeta são as palavras-chave para entender esse termo que ainda é pouco difundido, mas carrega consigo um lógica bem interessante.
Atitudes conscientes nascem das relações sustentáveis, que são a combinação em optar pelas alternativas ecológicas e econômicas e questionar o impacto das nossas escolhas no meio ambiente. O uso de absorvente de pano, coletor menstrual ou calcinha absorvente diminui o impacto ambiental produzido pelo plástico e pela indústria dos descartáveis. Com o uso dessas alternativas sustentáveis, o olhar para nossa menstruação muda e, com isso, nós também amadurecemos pensamentos e atitudes.
O sangue que perdemos por ciclos não deveria ser visto como algo sujo, impróprio, pois menstruar faz parte da vida fértil da mulher. Entender isso é um passo importante para se abrir às novas experiências e ressignificar as passadas. Escolhendo uma alternativa livre de componentes químicos e sem perfumes, escolhemos viver de forma mais saudável o ciclo menstrual.
Procurar viver os ciclos de forma agradável ou menos tensa é também um exemplo de autocuidado. Mulheres em idade reprodutiva, em condições típicas, sangram todos os meses. E porque não fazer desses dias uma experiência tranquila? Olhar para a nossa menstruação com cuidado é dar o primeiro passo para abraçar novos hábitos.
É preciso reavaliar atitudes e, a partir daí, estudar e testar novas opções de produtos na rotina que vão colaborar com a nossa saúde física e mental.
E aí, vamos repensar nossa menstruação?